25 junho, 2006

Guia de acesso ao secundário




Um guia de acesso ao secundário para jovens e adultos.

18 junho, 2006

Internet Segura!!!!

O Projecto Seguranet financiado pelo Programa Safer Internet da Comissão Europeia, visa a criação de um nó nacional para sensibilizar para os desafios e riscos da Internet.
O objectivo é levar a cabo uma ampla campanha de informação e sensibilização para uma utilização segura das tecnologias on-line com vista a proteger as crianças e os jovens de possíveis perigos.
Nesta campanha pretende-se o envolvimento de múltiplos parceiros institucionais e da sociedade civil: sector educativo e cultural, pais, organizações de defesa dos direitos das crianças, defesa dos consumidores, operadores de telecomunicações e serviços de Internet, empresas de software, editores escolares, media, etc


09 junho, 2006

24 computadores portáteis para a ESPL

As expectativas não foram defraudadas.

Acabei de tomar conhecimento que a nossa escola foi contemplada com 24 computadores portáteis, um projector de vídeo e um ponto de acesso sem-fios ("wi-fi"), pela Equipa de Missão CRIE, do Ministério da Educação, na sequência da candidatura que apresentámos à "Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis".

A partir do próximo ano lectivo, certamente que os computadores não só vão passar a “ir mais à escola” como também a “ir mais às aulas”!

Marcelino

08 junho, 2006

Uma palavra amiga aos alunos do 12.º ano

Com os exames à porta, a saída desta escola assume-se como a mais natural das situações para os alunos finalistas. Por isso, quero deixar-vos aqui votos para que tudo vos corra pelo melhor. Não se poupem ao trabalho necessário e acreditem que são capazes.
Amanhã, na universidade, nas empresas assumam-se como pessoas que contam e que fazem a diferença.
E como uma singela homenagem, deixo-vos com as palavras em esboço de poema que vos li no dia da apresentação do vosso Livro de Curso.

Porque a vida de estudante nunca se esquece

Naquele dia quando vinha da escola
ao passar no posto de controle da polícia
João foi revistado
E dos bolsos das calças já coçadas
Foi retirando um a um
os objectos que trazia
cada um deles
vinha agarrado a uma pequena história

Aquele canivete suíço
Feito no Bangladesh
Tinha marcado na pele das faias as façanhas românticas
E esculpido um coração trespassado de amor

O isqueiro, esse tinha a culpa
de ter acendido um vício incómodo

O relógio de corrente que o avô lhe dera
Cruzou muitas vezes o tempo e a vida
Em esperas e desesperas

A parker de tinta permanente
ganha no último aniversário
lavrou em inspirada caligrafia
os esboços dum secreto poema

O bloquinho de notas de capas negras
Guardava a memória dos últimos anos
Da sua vida – corrente inesgotável
Caminhada heróica para se fazer homem
E demanda incansável da pessoa que se habita.
Nele
Lembrava os amigos
As expectativas e as desilusões
E envoltas em névoa
as palavras queridas
dos que se despediram de si.

Por isso o pouco que saiu daqueles bolsos
Encerrava um mundo inteiro
Que enchia os seus últimos anos do liceu.
Então João soube que não era assim tão pobre.

PS. Sejamos João, Joana, Álvaro ou Zacarias, Cristóvão ou Cristina, todos ao sairmos da escola levamos um mundo connosco que jamais se perderá.
Manuel Guimarães.
Façam o favor de ser felizes!

06 junho, 2006

Livro de curso do 12º Ano

Hoje, dia 6 de Junho de 2006, pelas 21 horas, terá lugar no Cine-Fórum dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, a sessão de entrega do Livro de Curso aos alunos do 12º Ano da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Apresentaremos registos da realização deste evento.

Professores responsáveis:
Bento Silva, Manuel Sousa e Teresa Lacerda.




02 junho, 2006

As opiniões dos alunos sobre o VI Encontro Distrital de Clube da Floresta, realizado no dia 5 de Maio

“Eu gostei muito da actividade, de caminhar pelos montes a sentir o aroma dos carvalhos e ver a paisagem.
Não gostei muito de passar por um caminho de lama porque fiquei toda suja…
Gostei muito das actividades e de ver os cães da GNR. Também gostei dos cavalos”
Maria da Graça Cunha, Nº13, 7ºC

























“….. os alunos do 7ºC foram até Serzedelo e passamos pardieiros e andamos a pé até à Carvalha grossa e pelo caminho, passamos por lama, onde nos sujamos todos , mas foi engraçado….
Chegamos à Carvalha, com as nossas camisolas dos Milhafrões e eu gostei muito, logo à entrada, do que nós fizemos - colocamos as garrafas em sacos para serem recicladas. Depois, observamos as actividades da GNR com cães e cavalos, foi muito giro. Logo de seguida, fomos ao Centro interpretativo do carvalho de calvos, onde estavam expostos os nossos trabalhos, realizados na Área de Projecto.
Quando chegou a hora de relaxar, fizemos um piquenique e de seguida jogamos matrecos.
O que eu também gostei muito foi de experimentar andar de andas.
Adorei!”

Mónica Silva , 7ºC, Nº 2














“ …Fizemos uma caminhada de Serzedelo até à Carvalha. Pelo caminho vi muitas coisas giras, uma delas foi uma nascente de água. Parámos várias vezes durante o trajecto, para o professor fazer perguntas. Entretanto chegamos, por volta das 12h00 e fomos almoçar. Estava lá a polícia com todo o equipamento : cães, cavalos, motos, barcos, etc. Depois fomos brincar.
Eu gostei muito e gostava de repetir a actividade.”


Vítor Hugo Guimarães, 7ºC, Nº20














“ Gostei muito da visita à carvalha. As actividades foram muito divertidas, gostamos de ver a exposição com os nossos trabalhos. Na caminhada, passamos por imensa lama, essa foi a parte que eu gostei menos. Mas tirando isso, foi tudo espectacular. Vimos os trabalhos das outras escolas, que também eram muito giros, mas os nossos eram os melhores.
Quando viemos embora, não tínhamos camioneta, alguns vieram de boleia e outros vieram a pé.

Patrícia Alexandra Vale, 7ºC, Nº14












“ Fizemos uma caminhada, eu vi um formigueiro, um rio com rãs e muitas outras coisas giras. Nós proibimos o nosso professor de fumar, porque fazia mal à Natureza.
Quando chegamos à Carvalha de Calvos fomos ver os polícias a cavalo, depois fomos almoçar e por fim brincamos.
Eu gostei muito, foi um espectáculo!...”

Vinícios, 7ºC Nº19












“ Eu acho que o encontro de clubes da Floresta foi muito divertido, principalmente o percurso que fizemos. Gostei da actividade e acho que devíamos repetir. E por fim , também gostei de ver os nossos trabalhos no Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos”

André, 7ºC, Nº3

“ Eu gostei muito do passeio, foi divertido. O que gostei mais foi da actuação dos tambores do colégio Nossa Senhora das Graças. Também gostei da GNR. Foi fixe, gostei muito….”

Alexandra Gomes , 7ºC . Nº1















“ Eu tive pena de não ter participado. Por tudo o que os meus colegas me disseram, deve ter sido muito fixe: O que eles gostaram mais, foi de andar a pé, de ver os nossos trabalhos e de jogar matraquilhos.

Ricardo Ferreira, 7ºC, Nº18

TLBS

Terminou na passada 4ª feira, dia 31 de Maio, a Acção de Formação sobre "A nova TLBS no processo de ensino/aprendizagem", dinamizada pelo professor Manuel Sousa.
Estiveram presentes nesta oficina professores da nossa escola, professores da escola de Taíde e da Gonçalo Sampaio.
A fotógrafa, num dos intervalos para a sopinha e os rissóis, captou o sorriso e o êxtase de todos quantos tiveram como aperitivos os Actos Ilocutórios- assertivos, directivos, compromissivos e expressivos, a Dêixis pessoal, temporal e espacial, a Hiperonímia, Hiponímia, Holonímia, Meronímia e outros doces conventuais!
Já agora, TLBS é a nova sigla (um dos vários processos de enriquecimento da língua ) para designar Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário.