27 maio, 2008

Estação Meteorológica da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso


Quando se iniciaram as obras, as dúvidas surgiram: será um galinheiro?uma nova área de castigo para alunos mal comportados? será que finalmente o novo auditório vai ser construído??? Afinal, a escola não se ia dedicar à produção de galinhas ou patos mas sim à monitorização ambiental- nasceu a nossa Estação Meteorológica ...
O grupo de professores que integra o Projecto ENEAS, já terminou a formação e está já a fazer um levantamento diário de dados, utilizando os diversos aparelhos: Termómetro (temperatura)Pluviómetro (precipitação), Fotómetro (aerossóis), Barómetro ( pressão atmosférica)

Professores e alunos, podem ser vistos a observar as nuvens e discutir acerca do PH da precipitação que tem apresentado valores baixos ou até a serem questionados acerca das previsões do estado de tempo!

VIII Encontro Distrital dos Clubes da Floresta

No dia 9 de Maio, realizou-se em Aboim, concelho de Fafe, mais um encontro dos clubes da floresta do Distrito de Braga.

Os Milhafrões participaram, viajando em conjunto com o clube Chapim Real, num autocarro gentilmente cedido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. A viagem foi um pouco atribulada(com a revolta de alguns estômagos) mas não calando a voz de alguns elementos que entoaram o Hino do clube, durante o balançar das curvas...
O percurso pedestre, que inicialmente deveria ter a duração de uma hora, como os jovens da Póvoa gostaram da paisagem...acabou por demorar cerca de três horas!
Ao longo do percurso, os participantes tinham que responder a um questionário sobre a diversidade da fauna, flora e actividades da região.
A festa continuou com actuações em palco, música, teatro, bombos e terminou com uma grande chuvada.
Os Milhafrões como gostam da Natureza, vão realizar mais uma caminhada no proximo dia 6 de Junho para comemorar o dia do Ambiente.

14 maio, 2008

Semana da Europa

Na semana de 5 a 9 Maio (dia da Europa), o Clube Europeu desta escola proporcionou um contacto mais directo com as questões europeias através de conferências, exposições e, como não podia deixar de ser, uma ementa representativa de alguns dos países da Comunidade, assim como um dia dedicado ao tea e aos crêpes.
A objectiva andou por lá.














09 maio, 2008

Cientistas de Palmo e Meio

No passado dia 30 de Abril, tivemos mais uma vez esta actividade promovida pelos professores de Ciências.
Os pequenos estudantes das escolas Básicas de 1ºciclo de Verim, Águas Santas, Louredo, Rendufinho, Geraz do Minho e Póvoa de Lanhoso, presentearam-nos durante toda a manhã com experiências interessantes , devidamente executadas e explicadas.
Estão de parabéns as professoras que promoveram a iniciativa, as que aceitaram o desafio de preparar os alunos e, evidentemente, os "pequenos cientistas".
Eis alguns dos momentos captados.










O 1º Prémio foi atribuído ao trabalho realizado pelos "pequenos cientistas" da Escola de Rendufinho, o 2º à Escola de Geraz do Minho, o 3ºà Escola de Verim e o 4ºexaequo às Escolas de Louredo e Póvoa de Lanhoso.