21 outubro, 2011

Gincana Rock in Rio

A Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso aderiu a um novo projeto - A Gincana Rock in Rio. Esta é uma iniciativa nacional a lançar às escolas no âmbito do Ano Europeu do Voluntariado e Cidadania Ativa (2011), que visa a promoção da cidadania e participação ativas, na ótica do reforço da coesão social e do desenvolvimento da democracia; a adoção de boas práticas de sustentabilidade, através da educação de crianças e jovens, envolvendo-os na dinâmica dos desafios da Gincana; e, a sensibilização de pais e professores para os temas relacionados com o desenvolvimento sustentável.
OBJETIVOS - A Gincana Rock in Rio apresenta-se como um desafio com 5 cinco tarefas distintas e um jogo online, em que se pede às escolas de todo o país que mobilizem a comunidade em torno de ações que concretizem os três pilares do desenvolvimento sustentável: economia, ambiente e social, com o objetivo de sensibilizar para a importância de uma participação ativa, em que cada um faz a diferença e todos juntos farão um Mundo Melhor.

5 TAREFAS + JOGO :
Tarefa 1: Recolha de embalagens (Amarelo)Esta tarefa incidirá sobre a quantidade de resíduos de embalagem, recolhidos pelas escolas/agrupamentos, incluídos no grupo de resíduos aceites no ecoponto amarelo e tem como principal objetivo alertar para a importância de uma correta separação, reencaminhamento e reciclagem dos resíduos. Haverá um grande incentivo para que esta sensibilização ultrapasse as fronteiras da escola/agrupamento e chegue a toda a comunidade, através dos alunos.
Tarefa 2: Pulseira Por Um Mundo Melhor -Nesta tarefa as escolas/agrupamentos receberão, gratuitamente, pulseiras que deverão vender para obter verbas que serão aplicadas num projeto de cariz social selecionado pela SIC Esperança, com o objetivo de alertar e despertar para o voluntariado, mobilização e apoio a causas sociais.
Tarefa 3: Escola energeticamente eficiente -Esta tarefa pretende sensibilizar e alertar para uma utilização racional e eficiente da energia que conduza a uma diminuição na fatura energética, com resultados diretos na economia da escola/ e benefícios ambientais, e terá por base os consumos de novembro de 2011 a fevereiro de 2012. Os resultados desta tarefa serão apurados com base na comparação das faturas do consumo de eletricidade deste período com as faturas do período compreendido entre novembro de 2010 a Fevereiro de 2011.
Tarefa 4: Escola eficiente – Uso eficiente da água - Esta tarefa tem por objetivo sensibilizar e alertar para um uso eficiente da água, tendo como resultado final uma auditoria com vista à identificação do padrão de consumo inicial da escola/Agrupamento e uma diminuição na fatura da água com resultados diretos na economia da escola/agrupamentos e benefícios ambientais. Esta tarefa terá por base os consumos de novembro de 2011 a fevereiro de 2012, sendo os resultados apurados com base na comparação das faturas do consumo de água deste período com as faturas do período compreendido entre novembro de 2010 a fevereiro de 2011.
Tarefa 5: Escola Electrão- Esta tarefa será a 4ª edição da iniciativa Escola Electrão levada a cabo pela Amb3E e visa sensibilizar para a importância duma correta separação, reencaminhamento e reciclagem dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e dos resíduos de pilhas e acumuladores portáteis. Esta tarefa será acompanhada de material de sensibilização e divulgação.
Tarefa 6- Gincana online -Esta tarefa online será direcionada para os alunos no sentido de premiar e destacar os alunos com melhor desempenho das escolas/agrupamentos inscritos. Pretende-se sensibilizar os jovens para variados temas abordados dentro das tarefas “físicas” da Gincana, designadamente para o cálculo mental e a leitura.

Para informações mais detalhadas podem consultar o site oficial
e/ou acompanhar o progresso das tarefas na nossa página do facebook : Gincana Espl
A equipa responsável pelo projeto:
Professores: Anabela Dalot, Elisabete Silva, Gabriel Ferreira e alunos das turmas 12ºE e P9