30 novembro, 2008

Júlio Machado Vaz

Sexta-feira passada, dia 28 de Novembro, entre as 17.30h e as 19.30h tivemos o privilégio de ouvir o Dr Júlio Machado Vaz falar sobre sexualidade.
A tertúlia teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e partiu da iniciativa do Projecto de Educação para a Saúde da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal.
Momentos captados por uma fotógrafa envergonhada:

Mesa preparada


Sala quase cheia




Professores da escola entre a assistência





A determinada altura e a propósito de educação sexual, o professor lembrou que os programas da televisão, mesmo aqueles que se intitulam educativos, não passam de sexo de montra, de variedades...





Muito ao seu jeito, num tom sussurrado, relembrou a importância do uso do preservativo, referindo que, contrariamente ao que os jovens lhe contapõem, não conhece nada menos romântico que uma gravidez indesejada ou uma doença sexualmente transmissível!
E fez questão ainda de sublinhar que, actualmente, a Hepatite B mata mais que o HIV e doenças como a Sífilis,a Gonorreia e a Clamídia estão a aumentar.






E deixou alguns conselhos: devemos ter cuidado e não sermos pais fixes,pais compinchas, os adolescentes e jovens querem-nos só pais...
comprar o afecto dizendo sim a tudo é mau, muito mau...
a liberdade não é ausência de normas ou de regras...



Os cumprimentos e a entrega das lembranças




Estava difícil sair da sala...




Sem comentários: