14 junho, 2008

Exposição de fotografias

Gostei. gostei muito de ver e a escolha das fotografias revelou sensibilidade e bom gosto. Continua a ser uma pena não dispormos de uma sala, um átrio onde este tipo de actividades acontecesse com mais frequência e em expositores ou espaços preparados para o seu realce.A nossa entrada da Biblioteca vai permitindo esta e outras ousadias.Espreitemos.
Realizou-se entre os dias 13 e 30 de Maio, no átrio da biblioteca da nossa Escola uma exposição fotográfica denominada “Imagens Com História.
A exposição foi desenvolvida no âmbito da disciplina de História e nela participaram todos os alunos das turmas do 9º B, C e D e do 11º D e E, bem como um aluno do 12º G.

Foram expostas imagens pesquisadas pelos referidos alunos (fotografias, desenhos, pinturas, esculturas e monumentos) que pelo seu significado ou originalidade tiveram relevo para a contextualização de um determinado período da História da humanidade.

A montagem da exposição teve as seguintes fases:
1ª Fase: recolha de três imagens escolhidas pelos alunos e com ligação ao conceito proposto.
2ª Fase: selecção de uma dessas imagens na sala de aula e sob orientação do professor, com vista a promover a qualidade, criatividade e variedade dos trabalhos a realizar.
3ª Fase: impressão da imagem em papel fotográfico e seu emolduramento com vista à organização de uma exposição; elaboração de um texto sintético, explicativo da imagem e do seu significado histórico, que acompanhará a imagem na exposição.
4ª Fase: Montagem e exibição da exposição.
5ª Fase: criação de um vídeo pela turma, englobando todas as imagens seleccionadas, acompanhadas pelos respectivos textos.
6ª Fase: apresentação do vídeo em todas as turmas envolvidas no Projecto e análise do trabalho desenvolvido por cada um dos alunos participantes.









Sem comentários: