06 novembro, 2010

Dia Internacional para a Redução das Catástrofes Naturais

A resolução 44/236 de 22 de Dezembro de 1989 das Nações Unidas, institui o Dia Internacional para a Prevenção das Catástrofes Naturais, que se comemora na 2ª 4ª feira do mês de Outubro.
O Clube da Floresta "Os Milhafrões", Projecto Eco-escolas e o Gabinete Florestal Municipal, assinalaram a data, com um debate temático:


Decorreu no passado dia 13 de Outubro, na sala 6, com a presença do Sr Director da ESPL , José Ramos Magalhães, da Professora Paula Freitas , do Sr Vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes; e da Srª Engenheira Manuela Freitas do Gabinete Florestal Municipal, bem como das turmas P9, 8ºC , 7ºA e respectivos professores.

Como convidado e orador principal, o Sr Engº António Vivas, Técnico Coordenador Distrital de Prevenção Estrutural, ligado à Autoridade Florestal Nacional, abordou no geral a temática das catástrofes naturais e em particular os GIF's - Incêndios de Grandes Dimensões.


Os 60 alunos presentes foram sensibilizados para os efeitos nefastos produzidos pelas catástrofes naturais . Aprenderam através da cativante e divertida dissertação do EngºVivas as consequências dos fogos de grande dimensão na redução da biobiversidade, efeitos na erosão/degradação dos solos , alteração ao nível dos recursos hidrológicos e naturalmente o impacto no fenómeno de aquecimento global do planeta.

O Clube da Floresta e Projecto Eco-escolas da ESPL agradecem a todos os intervenientes

Sem comentários: