25 novembro, 2012

Dia da Floresta Autóctone


        O clube da Floresta Milhafrões aderiu ao Movimento Vamos Plantar Portugal e, em associação com o Gabinete Florestal Municipal e o outro clube do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, Pinheiro Vivo, meteu mãos à obra na já tradicional comemoração do Dia da Floresta Autóctone 
(O dia 23 de Novembro foi estabelecido como O Dia da Floresta Autóctone para promover a importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como o dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa.)

            A iniciativa teve como objectivo a reflorestação de áreas ardidas, visando a sensibilização dos jovens para a importância da preservação da floresta/combate a incêndios florestais. 
                    Assim, rumamos em direção aos terrenos baldios da freguesia de Oliveira (junto à DiverLanhoso), outrora povoados por matas de pinheiros mas consumidos por um enorme incêndio no mês de Março.
                 Nesta acção, sob a orientação da Engª Manuela Freitas, foram plantadas cerca de seis dezenas de árvores (espécies: Pinheiro/ Pinus pinaster; Carvalho-alvarinho/Quercus robur, Teixo/Taxus baccata, e Azereiro/Prunus lusitanica), e semeadas centenas de bolotas recolhidas no Centro Ambiental do Carvalho de Calvos. 













         Estiveram envolvidos 42 alunos (turmas P26 e 10ºE) e 3 professores da Escola Secundária (Anabela Dalot, Elisabete Silva e Sandra Anacleto) e cerca de 40 alunos e 2 professoras do clube da Floresta da EB2,3 de Taíde (Ana Isabel Fonseca). 
Estiveram também presentes, o Presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Sr Manuel Baptista e o Vereador Municipal, Sr Armando Rodrigues e o Coordenador Distrital do Prosepe, Dr Jorge Lage.
Uma vez mais, os jovens deram o exemplo, reavivando uma área com espécies autóctones, substituindo o negro pelo verde...

Sem comentários: