25 novembro, 2012

DIA INTERNACIONAL PARA A REDUÇÃO DAS CATÁSTROFES NATURAIS


            Decorreu no passado dia 15 de Outubro, no auditório da nossa escola, uma ação de sensibilização, dinamizada pelo Clube da Floresta Milhafrões  e que pretendeu assinalar o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes Naturais.
A sessão foi aberta pelo nosso Diretor, professor José Ramos Magalhães e os oradores convidados foram o Sr. Vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes, o Engº João Crisóstomo Costa, da Autoridade Nacional da Proteção Civil (Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga), e a Engª. Manuela Freitas, do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

            Os alunos presentes (8ºF, 10ºE e P26) foram alertados para as situações ou riscos mais comuns no concelho (como cheias e inundações, incêndios, por exemplo) e ficaram a conhecer as entidades envolvidas na Proteção Civil, o seu âmbito de atuação (a questão da segurança dos edifícios escolares, dos planos de prevenção e de emergência plano de evacuação e plano de atuação) bem como das atribuições da Proteção Civil (prever, prevenir e proteger ou socorrer).
Após a sessão teórica, todos os participantes puderam visitar um VCOC (Veículo de Comando Operacional e Comunicações) utilizado nos diversos teatros de operações no distrito, sob a orientação dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e os elementos da Proteção Civil, que saciaram a curiosidade sobre a utilidade e funcionalidade desta viatura.

Sem comentários: