07 janeiro, 2007

Por um Comércio Mais Justo

No final do primeiro período, no Teatro Club da Póvoa de Lanhoso, os alunos da nossa escola, tiveram a oportunidade de escutar a voz de alguém, com experiência na luta por um mundo mais justo e que defende a necessidade de alterarmos o nosso comportamento egoísta e acomodado.

O convidado foi Miguel Pinto, que procurou sensibilizar para a cooperação e desenvolvimento, através do Comércio Justo, que significa, uma parceria equitativa e justa entre os comerciantes do Norte e os produtores dos países mais pobres ( Ásia, África, América Latina).














A plateia esteve atenta e interessada, reagindo às "provocações" e desafios do palestrante, que circulava pela sala, envolvendo e sensibilizando os jovens para o Voluntariado e para a necessidade de Sustentabilidade, na produção, no comércio e no consumo.





Quem não esteve presente e se interessa por estas questões, pode consultar os sítios:
http://www.equacao.comercio-justo.org/
http://www.alternativa.comercio-justo.org/
http://www.inde.pt/Actualidade/ComerJusto.htm,
http://reviravolta.comercio-justo.org/intro.htm

Quem abraçou esta causa, de alma e coração, foram os alunos do 12ºG, que iniciaram a palestra com um trabalho em Power Point e durante a última semana de aulas levaram a cabo uma venda de produtos do Comércio Justo, que decorreu na Biblioteca da Escola .



A esta mostra de produtos, acorreram professores, alunos e funcionários que incluiram nas suas prendas de Natal, artesanato, alimentares, instrumentos musicais, brinquedos ou texteis, de produtores certificados no circuito Comércio Justo, gentilmente cedidos pela Associação Alternativa/Lojas do Mundo.
Foi sem dúvida uma iniciativa muito interessante, dinamizada pela Professora Cristina Santos e pela turma 12ºG, que nos enriqueceu a todos e que esperamos vir a repetir-se...

Sem comentários: