04 março, 2008

Alunos do 9.º F visitam Operadores Logísticos

No passado dias 25 e 27 de Fevereiro, os alunos do CEF - Operador/a de Armazém, realizaram mais duas visitas de estudo. Estas visitas de estudo vêm no seguimento de outras, realizadas no primeiro período, junto de agentes económicos a operar no Concelho da Póvoa de Lanhoso. A deslocação foi em viatura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

No primeiro dia, a visita de estudo efectuou-se ao Centro de Operações Logísticas de TRANSPORTES LUÍS SIMÕES, em Vila Nova de Gaia. As boas vindas e acompanhamento da visita a estiveram a cargo do Sr. Eduardo Gonçalves, por sua vez, os aspectos organizacionais foram assegurados pela Sr.ª Natália Guedes. A visita iniciou-se com apresentação multimédia do Grupo Luís Simões, evidenciando a preocupação atenta à missão, valores da organização e aposta na formação profissional. O segundo momento da visita consistiu na generosa oferta de um lanche convívio. De seguida, as áreas operacionais de Armazém (15.000m2), Picking, Cais de carga e descarga e Co-Packing foram visitadas com as abordagens e explicações apropriadas. A visita terminou com a entrega de um brinde da empresa, a cada um dos visitantes, e uma fotografia colectiva.

O segundo dia da visita levou os alunos às instalações de RANGEL TRANSITÁRIOS, S.A., em Ermesinde. À semelhança da anterior visita de estudo, o foco das atenções foram a área operacional dos armazéns (10.500 m2). Um dos armazéns da empresa actua no segmento das Importações/Exportações, o outro está essencialmente afecto à logística nacional.

Os objectivos das visitas de estudo foram amplamente atingidos, na medida em que veicularam um importante ganho de competências na área da recepção, armazenagem, movimentação, expedição e inventariação de mercadorias, quer no que respeita aos procedimentos a aplicar quer no que concerne aos equipamentos a utilizar.

O incremento deste tipo de iniciativas revela grande utilidade quer na óptica da escola, uma vez que promove a visibilidade da oferta educativa e reforça a credibilidade do curso, quer na óptica das empresas no sentido em que lhes permite, entre outros aspectos, perpassar para o exterior a sua imagem de marca.

Para além do ganho acima referido, o ambiente criado entre professores, alunos e parceiros institucionais, reforçou imensamente as relações humanos, a amizade e cooperação entre todos os participantes.

Victor Santos

Sem comentários: