05 março, 2008

Oslo – Workshop de Desenvolvimento Profissional

Entre 29 de Fevereiro e 2 de Março, realizou-se na Nesodden Upper Secondary School, nas proximidades de Oslo, um Workshop de Desenvolvimento Profissional no âmbito do projecto eTwinning que reuniu cerca de uma centena de professores de diferentes países europeus. Portugal, a convite da NSS Portuguesa, esteve representado pelas professoras Ana Luísa Paiva, NSS - Ministério da Educação, Isabel Serra da Escola EB2,3 de Avelar, Madalena Relvão da Escola Secundária D. Duarte em Coimbra e Teresa Lacerda da nossa escola.

A Nesodden Upper Secondary School dispõe de inúmeros computadores portáteis que alunos e professores utilizam nas suas aulas. Foi interessante observar a disposição das salas de aula com mesas preparadas para o trabalho de grupo e colunas de tomadas que facilitam o uso dos referidos computadores.

A cantina, espaço de convívio dos alunos, os corredores e o auditório encontram-se decorados com telas pintadas pelos alunos.



Ao longo dos três dias de trabalho a troca de experiências entre os professores envolvidos em projectos eTwinning bem como a apresentação de tecnologias e metodologias para optimizar a gestão e desenvolvimento deste tipo de projectos foram alguns dos aspectos mais importantes.

É também de assinalar a oportunidade que tivemos de apreciar a gastronomia da região, salientando sobretudo o excelente jantar do segundo dia que decorreu na montanha numa tenda como as dos antigos povos. Este jantar era impensável em Portugal se a ASAE tivesse conhecimento, já que o chão era em terra batida, os assentos eram fardos de palha, os alimentos cozinhados no local, … mais uma coisa é certa, tratou-se de uma experiência inesquecível (pela positiva).

Sem comentários: