28 março, 2008

PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL ENEAS

No dia 26 de Março, realizou-se na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Primeiro Encontro Nacional do Projecto ENEAS ( European NetworK For Environmental Assessement and Services).
A nossa Escola esteve representada pelo Prof.José Ramos, Presidente do Conselho Executivo e por mais seis professores envolvidos no projecto. Estiveram também presentes a Dra Zita e a EngªMelisa Costa, da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
O tema geral do encontro foi "O Ensino Experimental das Ciências", abordado por diversos oradores ligados à FEUP ( Prof.Rui Boaventura, Prof.J.Martins Ferreira), uma representante da DGIDC e ainda pela interessante participação do Prof.Michael K.McCall, do ITC, Enschede, na Holanda que dissertou sobre Cartografia Participativa e Sistemas de Informação Geográfica para Planeamento Ambiental Local, com especial referência às escolas. Relativamente a esta intervenção,como curiosidade faço referência à cartografia que inclui informação não convencional, por exemplo com base em depoimentos de crianças, e que resulta, na elaboração de "mapas de medo"ou "mapas de áreas inseguras", ou então mapas de recursos urbanos locais, por exemplo-frutarias.Todos estes mapas , para além de diversas aplicações, são ferramentas pegagógicas e verdadeiros exemplos de aplicação da ciência experimental, envolvendo crianças/ cidadão comum...
Após um balanço e objectivos, proferidos pelo Dr José Rocha e Silva, Coordenador do Projecto ENEAS, o encontro terminou com um fórum de troca de experiências entre todos os presentes.

Sem comentários: