28 fevereiro, 2009

Caminhada no Trilho da Águia do Sarilhão

Ontem, as 4 turmas do 8ºAno, acompanhados pelos seus professores de Ciências Naturais, Geografia, Educação Física e Educação Visual, deslocaram-se ao Parque Nacional da Peneda Gerês, onde aproveitaram ao máximo o sol e as magníficas paisagens .


A visita de estudo teve início no Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro, onde as duas guias que nos acompanharam , mostraram imagens e deram a conhecer as riquezas e a importância do Parque ( mais informação :http://www.geira.pt/pnpg/index.html)

Depois de visitarmos o Centro, iniciamos o Trilho da Águia do Sarilhão, localizado no campo do Gerês, com uma extensão de 9Km.

(Informação sobre outros trilhos: http://www.geira.pt/pnpg/trilhos.html)

A primeira paragem foi para apreciar a Silha do Sarilhão, estrututa arcaica ( anterior ao séc XVIII- conjunto de blocos fechado, circular com um raio de cerca de 2,5m) construída pelos habitantes da aldeia para proteger a produção de mel dos ataques dos ursos. Actualmente continua a ser utilizada apesar de já não existirem ursos na região.
Ao prosseguimos o nosso trajecto, avistamos a Fraga do Sarilhão, antigo poiso e local de nidificação da Águia do Gerês ou Águia Real (Aquila crisatus) Depois de mais uma descida íngreme, caminhamos com a Albufeira de Vilarinho da Furna à nossa direita, até à hora de almoço. (Debaixo das suas águas encontra-se a extinta aldeia comunitária)
Após o descanso, reconforto de corpo e alma, naquele lugar paradisíaco, entramos na Geira Romana ou Via Nova XVIII . Sentimo-nos a viajar no tempo... colocar os pés em vias romanas lado a lado com vestígios de civilizações extintas ( marcos miliários)

Chegamos ao fim da jornada na Aldeia do Campo do GerêsE eu termino com o sorriso do João ladeado de árvores autóctones E com as palavras sábias de Miguel Torga ao referir-se ao Gerês:

" Há sítios do mundo que são como certas existências humanas-tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição"

1 comentário:

Teacher Paula disse...

Mas que grande passeio. Assim, aprender é muiiiito divertido! Parabéns pelo projecto!